sábado, 6 de março de 2010

Raça Dálmata



Sua simpática vivacidade aliada a suas linhas harmoniosas e, principalmente a sua típica pelagem manchada fazem dele uma raça apreciada em todo o mundo. É, hoje em dia, um cão de companhia, que se destaca por sua inteligência e fidelidade ao dono.

Sua origem, parece ser antiga, apesar de poucos autores concordarem com a mesma teoria .Ilustrações descobertas na Grécia e no Oriente, reproduzem cães iguais ao Dálmata atual em linhas e pelagem. Alguns o consideram de origem dinamarquesa, o que justificaria o nome, adotado em alguns países como Pequeno Dinamarquês. É, de fato, muito difundido, ainda hoje, na Dinamarca.

Houve uma época em que o Dálmata era usado também como cão de caça, pois é dotado de um impressionante olfato. É, também, considerado um excelente cão de guarda, embora seja quieto e só lata quando realmente necessário. É um cão ativo e muito musculoso, de grandes linhas simétricas.

Seus olhos são redondos, brilhantes, de expressão inteligente e moderadamente separados entre si. As orelhas de implantação um pouco alta são de tamanho moderado. A calda não é muito longa, é forte na raíz e vai-se afindo gradativamente até a ponta.

A pelagem é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante. A cor e as manchas representam os elementos mais importantes. A cor básica, em ambas as variedades é sempre o branco puro, sem mescla. A cor das manchas, na variedade com manchas cor de fígado, deve ser o castanho fígado; na variedade com manchas pretas, ao contrário, preto; quanto mais numerosas as manchas melhor. As manchas da cabeça, do focinho, das orelhas, dos membros e da calda devem ser menores que as do corpo.

Os exemplares machos medem de 55 à 60 cm.; na altura da cernelha. As fêmeas medem entre 50 e 55 cm. O peso médio para os machos é de 25 kg, para as fêmeas é de 22,5 kg.


SER DÁLMATA É...

Atrair olhares admirados com sua beleza
Ostentar elegância
Ser elétrico por natureza
Precisar de muito movimento
Distribuir alegria por onde passa
Estar sempre pronto a corridas e caminhadas
Ser brincalhão, meigo, sociável e dócil com crianças
Ter afinidade com cavalos
Desconfiar de estranhos, e avisar sua presença, com latidos de alerta
Conviver bem com outros animais
Ser rústico, limpo e ter uma saúde de ferro
Adorar passeios de carro
Apreciar a companhia do dono
Viver bem dentro de casa

É impossível não se encantar com um dálmata, afinal é um cão que apresenta uma estética impecável. Ele é forte, musculoso, possui ótimo olfato, além de ser resistente e veloz. Com o dono é fiel, dedicado, amoroso e um grande companheiro

Padrão da Raça

Origem: Iugoslávia

Utilização: Caça e companhia.

Peso: 23 - 25 Kg

Tamanho: 48 - 58 cm

Aparência

É um cão forte, de linhas harmoniosas e simétricas, alegre, brincalhão, muito ativo, com expressão inteligente, tendo a cauda longa que vai chicoteando de lado a lado.

Pelagem e cor

Sua pelagem manchada é realmente muito elegante, com pêlos curtos, densos, finos, lisos e brilhantes. Existem dois tipos aceitáveis de manchas, as cores de fígado e as pretas, sempre sobre fundo branco puro.

Expectativa de vida: 12 - 14 anos.

Agressividade: Moderada

Área para criação: Grande, de preferência próxima à natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário